sábado, 5 de novembro de 2016

Padim Ciço - missionário, visionário e milionário

O padre Cícero Romão Batista (1844-1934) foi um grande líder político e religioso no Ceará. Acusado de promover falsos milagres foi excomungado pelo Vaticano. Mas fez da política seu novo sacerdócio.

Foi eleito prefeito, vice-governador e deputado federal. Liderou um exército de jagunços e cangaceiros e deu apoiou uma revolução armada que derrubou um governo constitucionalmente eleito. Concedeu a patente de capitão a Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, para que o cangaceiro enfrentasse a Coluna Prestes em sua passagem pelo Nordeste.

O jornalista Lira Neto conta todas essas histórias em seu livro Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. A obra, como o próprio título indica é a biografia do "Padim Ciço" com detalhes da carreira religiosa e política do mito nordestino. 

Entre tantas informações, uma frase dita por um dos seus adversários é antológica. Segundo consta, Cícero "chegou ao Juazeiro missionário, tornou-se visionário e acabou milionário". Será que algum líder eclesiástico se enquadra nessa frase? Pensando bem, qualquer história de vida semelhante é só mera coincidência...


Nenhum comentário:

Postar um comentário