sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro - herói ou vilão?

Morreu na noite de sexta-feira, dia 25 de novembro, Fidel Alejandro Castro Luz. Personagem controverso da história contemporânea, Fidel chegou ao poder em Cuba em 1959, no auge da Guerra Fria e ali se manteve apesar de todos os reveses que enfrentou.

Lutou contra o embargo promovido pelos EUA à ilha. Repeliu com êxito a tentativa de invasão patrocinada pelos Estados Unidos através da Baía dos Porcos em 1961. No ano seguinte, Cuba se viu no centro de uma crise internacional que quase levou os EUA e a URSS a um conflito direto.

Fidel por muitos será lembrado como assassino, ditador e prepotente. Mandou fuzilar e prender inimigos políticos. Ele e seu irmão Raul são responsabilizados pela falta de liberdade de expressão no país. Muitos não sabem, mas Castro foi alvo de centenas de tentativas de assassinato planejados pela CIA. 

Fidel Castro: líder emblemático

Cuba, sob Castro teve avanços sociais inéditos para uma nação latino-americana na área da saúde e educação e esportes. Muitos se esquecem de conhecer o estado do povo cubano antes da revolução, pois dominados por uma classe política corrupta e títere dos EUA, os cubanos viviam em miséria constante.

O Regime Castrista matou? Sim. Porém menos que as bombas atômicas lançadas sobre o Japão em 1945. A Guerra do Vietnã fez mais de 50 mil norte-americanos perderem a vida em nome da "liberdade". E o que falar das ditaduras militares na América Latina, as quais apoiadas pelos EUA mataram, torturaram e cometeram atrocidades contra seu próprio povo?

Um dia Fidel escreveu que a história o absolveria. Pode ser que sim ou não. Isso depende do ângulo pelo qual observa sua obra política e revolucionária. Só não dá pra ser maniqueísta em História. Fica a dica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário