sexta-feira, 12 de maio de 2017

O dono da banca - biografia de Roberto Civita

Escrita pelo jornalista Carlos Maranhão, a biografia Roberto Civita: o dono da banca, é uma obra interessante para se conhecer um pouco mais dos bastidores da imprensa no Brasil. Principalmente a revista Veja, concebida por Roberto Civita, editor e presidente do Grupo Abril, falecido em 2013.

Uma das revelações do livro, foi a participação de Victor Civita, pai de Roberto, nas fileiras do fascismo. Justificou-se tal adesão ao pavor das ideologias comunistas que atormentavam a burguesia europeia no início do século XX. Essa informação sempre foi omitida por Victor em vida.

Segundo Maranhão, Bob tinha "convicções inabaláveis". Defendia o capitalismo, à democracia representativa, à liberdade de imprensa, o livre-comércio e o liberalismo econômico. Por sua vez, combatia "a presença do Estado na economia e na vida dos cidadãos". E mais: era contra qualquer tipo de censura ou regime autoritário. Socialismo, comunismo, a esquerda e o Partido dos Trabalhadores (PT), também estavam na lista dos indesejáveis do editor da Abril.


Se para bom entendedor meia palavra basta, a lista das convicções de Civita apontam claramente a linha editorial da sua criação maior: a revista Veja. Nela ele "brincava de Deus" e a fazia sua porta-voz. A linha editorial tinha que estar afinada com suas ideias. A publicação deveria influenciar os destinos da política e da economia.

A leitura do livro em si é valiosa para perceber, que o discurso de jornalismo "imparcial", "objetivo" e em busca da "verdade" é pura retórica. A liberdade de escrita e opinião nos meios jornalísticos é delimitada pelo dono da empresa.

Segundo o autor, Civita fez da Veja sua trincheira contra o governo do PT. Em compensação, venerava Fernando Henrique Cardoso, "o seu candidato". Vetou uma matéria sobre o banqueiro Joseph Safra para não desagradá-lo, pois a Abril tinha no Banco Safra um dos seus principais credores.

Em suma: Veja era a "imagem e semelhança" do seu criador. E há quem acredite piamente em plena isenção da semanal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário